domingo, novembro 27, 2005

As coisas que nos fazem bater o coração (1)

Estava a ler os "Périplos Imaginários", uma compilação das aguarelas de Hugo Pratt e lembrei-em! Hugo Pratt é, para quem não sabe, o criador de Corto Maltese. O pirata errante solitário e introspectivo, que seria o homem perfeito se não fosse apenas cores e água em papel branco. Enfim... não é de Corto Maltese que se trata este post, mas das coisas que fazem bater o coração. As aguarelas de Hugo Pratt são precisamente sobre isso... sobre o mar e mulheres bonitas, sobre as gaivotas e o deserto, sobre as pessoas... Estava portanto a ler o livro e lembrei-me...

Lembrei-me das coisas que me fazem bater o coração. Não propriamente das coisas, mas de como é importante sermos capazes de indicar as coisas que nos tocam tão profundamente que o nosso coração passa a bater de uma forma diferente. Não sou a primeira a falar sobre isto. O Brito fê-lo há muitos meses atrás...

Em todo o caso, a primeira coisa que me faz bater o coração é nova para mim: a NEVE. Descobri que tanto tempo depois ainda podemos sentir como uma criança, basta, tal como elas o são todos os dias, sermos expostos a uma situação enusitadamente nova. Cheguei ao escritório de olhos brilhantes e sorriso na voz, para lá das janelas a paisagem era de um branco encantado. As árvores e as coisas perdiam os contornos e a neve caía, silenciosamente, vestindo no seu silêncio o mundo de virgindade. É incrivelmente misterioso e belo!

As outras coisas (faltam 4!) seguirão mais tarde! Tenho que pensar...

E vocês... o que vos faz bater o coração?

Sem comentários: